A novidade do momento são os vegetais e as frutas em pó (ou liofilizados), eles são produzidos a partir da desidratação do alimentos vegetais e as frutas são submetidos a altas temperaturas, forçando a desidratação da água que existe em sua composição.
Essa umidade é então evaporada através da circulação do ar. E então, é melhor o consumo desses alimentos em pó ou in natura? Ambos têm suas vantagens...como os vegetais e as frutas são submetidos a altas temperatura para sua desidratação, perdem um pouco de certas vitaminas e minerais nesse processo. Porém, o alimento em pó também traz benefícios .
- Seu volume é muito reduzido, facilitando o transporte em viagens ou por períodos prolongados .
_ A praticidade fala auto algumas pessoas não tem tempo ou funcionários para higienizar, pré preparar e armazenar corretamente esse tipo de alimentos.
_ Os alimentos em pó são ótima opção para quem não suporta o gosto de vegetais e frutas e acaba não ingerindo esses alimentos.
Essas pessoas costumam apresentar deficiência de algumas vitaminas e minerais, sendo em pó, fica fácil adicionar à sopas, almôndegas, hambúrgueres, molhos, bolos, e inumeras outras preparações.
_ Os alimentos em pó são ricos em fibras: Favorecem o funcionamento do intestino e eliminação de toxinas, diminuem a absorção de glicose e aumentam a saciedade!
A pectina, uma fibra que vira gel no intestino facilitando a eliminação de toxinas, é preservada nesse processo de liofilização.
_ Alguns alimentos são desidratados com casca ( no caso das frutas) ou com folhas ( no caso de alguns legumes como a mandioca) e muitas vezes nas folhas estão a maior parte de minerais e vitaminas.
Vale ficar alerta porém para um detalhe importante: como desidratados, os vegetais e as frutas diminuem muito de volume, cuidado para não exagerar, comer muito e ultrapassar na quantidade de calorias.
Fonte de informação: Daniela Cyrulin- Nutricionista.