quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aumento de Peso por Ansiedade

   A ansiedade é algo extremamente perigoso! Ela nos faz engordar ou emagrecer e de uma forma não muito saudável. Ela pode nos fazer engordar simplesmente porque nosso organismo estressa e começa a armazenar gordura e queima o açúcar, fazendo com que haja reserva... Isso acontece com o sistema de fuga do nosso organismo, que "pensa" que está em perigo e que precisa armazenar/estocar gordura. 
E tb pode engordar simplesmente por atacarmos os produtos muitos doces ou gordurosos, porque mais uma vez o nosso organismo "pede" esse tipo de coisa... isso é pura fisiologia e é difícil o controle!
E quem emagrece com ansiedade pode emagrecer tanto, que o organismo fica todo alterado a  pessoa não consegue ganhar peso... e isso acaba sendo motivo de frustração também!

De qualquer maneira precisamos controlar a ansiedade para o peso não sofrer tão grandes alterações.
Algumas dicas para vencer o problema:

1. Faça orações (meditação, reflexão)
Você pode ser incrédulo e até achar que isso é baboseira... mas estudos científicos atestam que pessoas que oram e conversam com Deus, são mais felizes e saudáveis dos que as que não oram. Por isso, se entregue a Deus. Ele é o único que pode resolver qualquer situação ou nos consolar com teu Espírito.

2. Aprenda a relaxar
Faça atividades que vc gosta como ler um livro ou uma revista. Tente achar uma atividade que o faça desligar do mundo.

3. Troque o supermercado pela feira
Vá ao supermercado somente para comprar produtos de limpeza. Vá mais a feira e compre alimentos frescos. Se sua desculpa for falta de tempo, tenho a solução. Descobri a um tempo o Sítio A Boa Terra. Eles fazem entrega em casa de produtos orgânicos, frescos e deliciosos. 

4. Coma alimentos ricos em triptofano
Já listei esses alimentos no blog! Veja mais em Alimentos que induzem o sono. São alimentos que nos ajudam a ter a sensação de bem estar, mais conhecida como serotonina.

5. Troque os doces açúcarados por frutas secas
Na vontade louca por doce, coma banana passa ou ameixa sexa ou tâmaras secas. Elas são bem docinhas e engana perfeitamente nosso cérebro. Limite a quantidade para 1 ou 2. Vc vai ver como resolve!

6. Faça atividade física
A atividade física libera hormônios que nos acalmam, como a endorfina e depois a serotonina. Não preciso dizer mais nada né? Corra já e procure uma atividade física que vc goste de fazer. 30 min diários já são suficientes.

7. Não passe vontade
Vc é daqueles que passa o dia inteiro com vontade de comer alguma coisa, chocolate por exemplo? E se mata o dia inteiro e quando chega em casa troca o jantar por uma barra de chocolate???
Entào faça um favor para mim e para si mesmo: coma o bendito chocolate!!! Coma 1 pedacinho quando der vontade... 30g de chocolate amargo resolve o problema pela gana de doce. E quando chegar a noite vc vai ver como a vontade já não vai mais existir!

E para terminar, uma palavra da parte de Deus pra vc:
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" 1 Pedro 5:7

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de ALZHEIMER

    Pesquisa realizada em ratos demonstrou que o consumo crônico de uma dieta rica em colesterol aumentou o risco de déficits de memórias e de doença de Alzheimer. As causas dos Alzheimer são desconhecidas porém dentre as hipóteses está o processo inflamatório e o estresse oxidativo. De acordo com o estudo a hipercolesterolemia aumentou a inflamação local, o que causou microhemorragias no tecido cerebral. Pode-se então especular que as dietas ricas em colesterol, presente por exemplo no ovo, no bacon, nos laticínios integrais e nas carnes gordas, associados a outros fatores de risco contribui para doenças como derrames silenciosos e outros danos cerebrais que podem eventualmente levar anos depois ao Alzheimer.