terça-feira, 30 de novembro de 2010

Receita Ração Humana

   Como falei no post anterior, fui na Record News falar sobre a Ração Humana. Muito obrigada a todos que ligaram no Mundo Verde Moema parabenizando a entrevista!!!
Muitos ligaram também para saber qual a receita ideal, pois no programa eu chamei atenção sobre isso.
Cada um é um, e o ideal é fazer uma receita que combine com você e com as suas necessidades.
Vou colocar aqui as receitas que mais me pediram, mas se você quiser uma específica para você, entre em contato comigo, ok???

Ração Humana Tradicional:
500g de farelo de trigo
500g extrato de soja
500g de farelo de aveia
100g linhaça moída
100g de quinua
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g colágeno hidrolisado
100g de levedo de cerveja
100g de guaraná em pó
100g de cacau
100g de açúcar mascavo

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.

Ração Humana Diet/Light:

500g de farelo de trigo
500g extrato de soja
500g de farelo de aveia
100g linhaça moída
100g gergelim
100g gérmen de trigo
100g colágeno hidrolisado
100g de levedo de cerveja
100g de guaraná em pó
100g de farinha de maracujá

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes. Depois de pronta, guardar a mistura em pote bem fechado e armazenar na geladeira, durante no máximo um mês.

Ração Humana sem Glúten:

500g de flocos de arroz
500g extrato de soja
100g de quinoa em flocos
100g de farinha de linhaça
100g de gergelim com casca
100g de semente de girassol torrada e sem sal
100g de castanha do brasil
100g de amêndoas
100g de colágeno em pó
100g de cacau
100g de açúcar mascavo

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o gergelim e a semente de girassol até virar uma farinha. Bata também a castanha e a amêndoa. Misture delicadamente aos outros ingredientes. Depois, coloque a mistura em um pote de vidro grande e bem vedado. Armazene na geladeira por no máximo um mês.

Ração Humana sem Glúten Diet/Light: 

500 g de flocos de arroz
500g extrato de soja
100 g de quinoa em flocos
100 g de farinha de linhaça 
100 g de gergelim com casca 
100 g de semente de girassol torrada e sem sal 
100 g de castanha do brasil 
100 g de amêndoas 
100 g de colágeno em pó
100 g  de farinha de maracujá
100g de guaraná em pó

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o gergelim e a semente de girassol até virar uma farinha. Bata também a castanha e a amêndoa. Misture delicadamente aos outros ingredientes. Depois, coloque a mistura em um pote de vidro grande e bem vedado. Armazene na geladeira por no máximo um mês.

Como tomar:
Você pode bater a mistura no liquidificador com sucos, leite desnatado, iogurte ou chá. Bata duas colheres de sopa e tome gelado.

Algumas observações:

Se você for tomar a mistura no jantar, eu aconselho não colocar o guaraná em pó, para você não ficar tão agitado (a) e conseguir dormir melhor.
Se o seu caso é hipertensão ou problemas cardíacos também aconsellho a tirar o guaraná da receita.
Se for criança é melhor também não colocar!

Para quem quer emagrecer pode substituir o café da manhã e o jantar, ou escolher uma das refeições como só o jantar por exemplo, ou seja, tome a ração humana e não coma nem beba nada na mesma refeição. A idéia é você ficar nutrido (a) e sem aquela fome oculta e avassaladora.

Agora, se você quiser manter o peso, tome a ração no café da manhã.

Para quem quer engordar, tome a ração e depois coma normalmente o que você comeria.

Fonte:Dra Fernando Granja

Efeitos do refrigerante no organismo

    Já nos primeiros minutos após o consumo de refrigerantes o corpo começa a sofrer, especialmente se forem cafeinados. Nos primeiros 10 minutos, 10 colheres de sopa de açúcar chegam no seu intestino. Como o refrigerante é adicionado de ácido fosfórico que mascara o sabor ultra doce, você não irá vomitar. O problema é que esta enorme quantidade de  açúcar em 20 minutos estará em sua corrente sanguínea, estimulando o pâncreas a produzir insulina que fará você estocar isto tudo. O fígado também será estimulado convertendo grande parte deste açúcar em gordura. Após 40 minutos a absorção de cafeína, dos refrigerantes a base de cola, foi completa. Se você for sensível à substância suas pupilas podem dilatar e sua pressão sanguínea subir. Em resposta, o fígado vai jogar mais açúcar na corrente sanguínea. Aos 45 minutos o corpo aumenta a produção de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer. O ácido fosfórico que foi absorvido junto com o açúcar se liga ao cálcio ao magnésio e ao zinco aumentando o risco de osteoporose e também de pedras nos rins. Após 60 minutos a quantidade de açúcar cai muito em virtude da superprodução de insulina o que faz você querer consumir mais refrigerante, carboidratos simples (encontrados em pães e bolos, por exemplo) ou mesmo doces. Se você não consumir pode ficar mais irritado ou cansado. Por isto, refrigerantes, só de vez em quando! 


                                 

Batata Yacon

    O yacon é uma raiz tuberosa, oriunda da região Andina, que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos - assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde. 

    O conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) na batata yacon é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.

    A inulina (1 kcal/g) tem um conteúdo calórico menor do que o dos outros carboidratos (4 kcal/g), já que são menos digeridos devido ao tipo de ligação química do composto. Por isto, este tipo de batata vem sendo utilizada com pesquisas em diabéticos já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.
A menor digestão faz também, com que a inulina chegue quase que integralmente no intestino grosso onde é fermentada pelas bactérias ali presentes. Os ácidos produzidos durante a fermetação são fundamentais para a saúde do cólon e do corpo como um todo.
A yacón também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais. Para tanto, a mesma deve ser consumida na quantidade aproximada de 100g, antes do almoço e do jantar.
A forma de consumo da batata yacon é crua, como fruta, ao contrário de outros tipos de túbérculos como batata doce e batata inglesa, que são geralmente apresentadas cozidos, assados ou fritos).
     

                                                    

REDUZIR TPM

     Com alimentação balanceada podemos reduzir o desconforto da tpm, durante o período fértil, é a elevação nos níveis de progesterona e estrogêno o que permite que o corpo se prepare para uma possível gestação, porém, se o óvulo não é fecundado, a produçaõ hormonal despenca e a menstruação acontece é a diminuição significativa dos hormônios, uma semana antes da menstruaçao que provoca os sintomas desagradáveis.
      
     Alguns sintomas; mal-humor, irritação, inchaço no abdome, stress, etc. Alimentos ricos em cálcio pode ser incluido na nossa alimentação.  O consumo do nutriente ajuda a reduzir em 54% o inchaço e as variações de humor, garante a Professora de Nutrição da Escola  Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Jocelem Salgado. 
       
      É  preciso ingerir três copos de leite por dia. Já os carboidratos complexo, como os cerais integrais (uma porção por dia), auxiliam na diminuição da ansiedade e da tensão.  
        
       Repor a vitamina B6 é outraboa estratégia, ela está presente nas carnes, nas nozes, na banana, e na batata. Duas bananas média, já oferecem a quantidade necessária da vitamina B6 que precisamos adquirir diariamente.                                                                                                                                           

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alimentos e Tireóide

    
   Fique de olho nessa lista, pois você pode estar com hipotiroidismo subclínico. Veja se você apresenta vários desses sintomas e não somente um ou outro:

    
  • cançaso excessivo - fadiga crônica
  • frio - pés e mãos frias ou frio excessivo
  • edema - inchaço
  • excesso de peso
  • pele seca
  • unhas quebradiças
  • queda de cabelo
  • constipação
  • câimbras
  • problemas de memória
  • depressão
   Vamos aos alimentos que prejudicam ou melhoram a tireóide:

   Inclua no cardápio:

         
  • Algas marinhas - spirulina, agar agar, clorela são algas imporantes para o metabolismo da tireóide.
  • Água mineral - a água mineral não é clorada e por isso contém mais vitaminas e minerais. abaixo explico melhor sobre essa água clorada.
  • Castanha do pará - contém selênio que turbinam sua tireóide. 2 unidades por dia já são suficientes.
  • Quinua ou Amaranto - contém inúmeras vitaminas e minerais para a saúde da glândula, como zinco e ômega 3. Incluir no cardápio é certeza de bons resultados. Leia mais sobre o que escrevi sobre a quinua no Guia da Semana e leia aqui também sobre o amaranto. Para receitas clique aqui
  • Óleo de peixe - rico em ômega 3 é excelente e necessário para a função da tireóide.
    Evite:
              
    • Água clorada - a nossa água é tratada com o cloro. O cloro compete com o iodo e acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula. Não tome água clorada.
    • Sucralose - o sucralose é um adoçante que tem cloro na composição e também capta iodo.
    • Suco verde - o suco verde é maravilhoso (aquele que você faz com couve e toma para desintoxicar), no entanto, para quem tem problemas na tireóide, o suco verde pode atrapalhar. Não se deve tomá-lo todos os dias, pois vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho) atrapalham o bom funcionamento da tireóide. Evite o excesso. Não precisa cortar da alimentação, o que não pode acontecer é o consumo diário. Isso acontece com vegetais crucíferos em sua forma crua. Na sua forma cozida, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireóide, por assim dizer.
    • Soja - alimentos à base de soja impedem o bom funcionamento da glândula. Fique atento e não consuma leite de soja todos os dias.
    • Glúten - pesquisas têm demonstrado que o glúten também atrapalha esse bom funcionamento da glândula. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio.
    • Toxinas - as toxinas deixam a tireóide mais lenta. É necessário fazer exame laboratorial para ver como está o nível de mercúrio no sangue
    • Estresse - excesso de cortisol pode atrapalhar também. Avalie seu nível de estresse pois é perigoso tratar a tireóide sem tratar o estresse. Existem alimentos que combatem esse cortisol elevado e para isso procure um nutricionista, pois é um tratamento sério.
          OBS: os benefícios dos vegetais crucíferos são enormes, então não deixe de consumí-los ok? Faça esse favor a você mesmo e não seja neurótico. O excesso é que deve-se evitar, como tudo na vida!   







                                                   
                                                   
         

    Açúcares

     Se vc fosse escolher o melhor ou o pior açúcar de todos os tempos, saberia responder?? E se houvesse à sua frente várias opções de açúcares, saberia qual escolher? Primeiro, vamos aos vários tipos de açúcares que você encontra no mercado:

          Açúcar refinado é o açúcar branco, ou açúcar de mesa, é a sacarose que é obtida através de um processo de purificação ou refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado acaba perdendo todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.

          Já o açúcar mascavo é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e discretos teores diminuídos em calorias e carboidratos. Seu benefício é o de ter vários nutrientes que favorecem o organismo.

        O açúcar demerara é obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo. É um tipo de açúcar bastante usado no preparo de doces, mas cai muito bem com leite, sucos e café. 

        O açúcar cristal é muito utilizado no preparo de doces, passa por um processo de refinamento em que se perdem 90% dos sais minerais, ou seja, não é o mais indicado, mesmo sendo orgânico

        A frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. O mel é um alimento que apresenta uma alta concentração de frutose, por isso é considerado um adoçante natural. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso prejudica ainda mais o organismo. Deve-se tomar um cuidado extra com o uso da frutose na questão dos triglicerídeos. 

         O xarope de agave é um adoçante natural obtido através de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar de mesa, ou seja, a sacarose, e ainda possuí baixo índice glicêmico, não promovendo um pico de glicose sanguínea. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente. Mas deve-se tomar o mesmo cuidado com a frutose, pois funciona do mesmo jeito. Não é tão liberado assim!


              

        Stévia é um adoçante produzido a partir de uma planta, e em pó, que é a forma mais comumente comercializada, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.

        A sucralose é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado como açúcar sem perder a similaridade com o mesmo até em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante, mas como tem cloro na composição, compete com o iodo e prejudica quem tem problema de baixa função na tireóide, o hipotiroidismo. Além disso, ao logo do tempo, pode causar hipotiroidismo subclínico, ou seja, o excesso de uso desse adoçante pode causar sintomas de hipotiroidismo ou prejudicar a função da tireóide.


        O mel é um alimento natural, feito por abelhas a partir de néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas. É composto por 43% em média de frutose. É um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio. Por ser rapidamente absorvido não possibilita o ataque de bactérias intestinais, desta maneira, não forma grandes quantidades de gases e não gera cólicas em crianças. Já o melado é obtido pela evaporação do caldo de cana, ou a partir da rapadura, pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo.

         Os Adoçantes Artificiais: são produtos químicos que também servem para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Não existem estudos que comprovem a ocorrência de câncer, mas seu uso não pode ser indiscriminado como vemos nos dias de hoje. O adoçante, por ser um produto químico, faz nosso organismo stressar e liberar cortisol e o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade (e quem não vive em stress hoje????), há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente e por isso tantos médicos falam que stress engorda! E engorda mesmo!!!!!Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade.

        Como vemos em alguns tipos de açúcar, ele é muito bem vindo ao organismo, pois ele é a única fonte de energia que utilizamos. Tudo o que você ingere no final no seu metabolismo, vira açúcar, ou seja, mesmo que você consuma uma carne por exemplo ou uma outra fonte de proteína, no final das contas, ela vai virar açúcar dentro de você! Por isso, precisamos tomar tanto cuidado. Não é que ele seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos geralmente açúcar demais. E é isso que faz mal...

        O excesso pode causar: diabetes, esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso sem a presença de álcool), falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina , resistência à insulina, excesso de cortisol, acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes, (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), e por fim aumenta a acidificação do sangue que é tão prejudicial ao organismo, podendo gerar várias doenças.

         Conclusão: o ideal é fazer o rodízio de açúcares, ou seja, ingerir açúcar demerara, açúcar mascavo, frutose, melado, stévia e intercalar as marcas de adoçante. Não use sempre o mesmo tipo de adoçante ou açúcar. Varie o máximo que conseguir. Assim você vai treinar o seu paladar e vai se acostumar com sucos e cafés menos doces.




          Fonte: Dra Fernanda Granja                                              

    Linhaça

      A linhaça é fonte de saúde disponível na forma de semente, farinha, óleo e cápsulas, a linhaça vem sendo utilizada para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida a saúde do coração  . Rica em fibras, ácidos graxos, ômega 3 e 6 , vitaminas A, E, B1 e B6, minerais como o potássio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cálcio, o produto proporciona uma série de benefícios segundo Thais Souza Nutricionista da Rede Mundo  Verde, o alimento é fonte de Lignanas, um fitoesteróide que ¨imita¨a ação do estrógeno contribuindo para o equilibrio hormonal, e excelente para as mulheres, pois combate os sintomas da TPM e MENOPAUSA, além de preveniro aparecimento de câncer de mama. Nos homens , ela auxilia no combate dos tumores de próstata. A lignana ainda é uma opção para promover a manutenção da saúde óssea do organismo explica a especialista. Ela contém ômega 3 e 6, a linhaça é grande aliada a saúde do coração, esses ácidos  graxos reduzem as taxas de colesterol sanguíneo e a pressão arterial.                
             
          Previne trombose, e os sintomas da artrite.As fibras presentes na linhaça contribuem para o controle da glicemia, auxilia na prevenção de diabetes, de acordo com a nutricionista, o produto auxilia no tratamento da depressão e na função mentais dos idosos. Estudos demonstram que o ômega 3, presente na linhaça atua na prevenção do MAL ALZHEIMER . A linhaça também é indicada para aspecto da pele secas, com manchas, acne, espinhas e eczema. ¨Quem deseja perder peso, também pode contar com a linhaça para promover uma melhor digestão e no bom funcionamento dos intestino¨. COMO CONSUMIR:  Em geral a ingestão recomendada é de três colheres de sobremesa ao dia, devem ser trituradas antes de  serem consumidas. A casca é resistente ao suco gástrico, quando ingerida inteira, passa intacta pelo trato gastrointestinal.  O ideal é bater  as sementes no liquidificador e consumi-las logo em seguida ou guardar em pote d vidro opaco na geladeira por três dias. FONTE DE INFORMAÇÃO; THAIS SOUZA NUTRICIONISTA DA REDE MUNDO VERDE.